Pesquisar algo relacionado

Equipe baiana conquista medalha de ouro na 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil



Foto: Divulgação



As baianas Melissa Alencar, Rafaela Gramacho e Gabriela Reis, sob orientação da professora Daniela Torres, formaram a equipe Tutti-Frutti e conquistaram a única Medalha de Ouro da Bahia na final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As campeãs representaram o Villa Global Education.

A fase final da competição aconteceu neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de agosto, em Campinas (SP). O evento reuniu mais de 225 mil estudantes desde a fase inicial, com número recorde de inscritos, que formaram 57 mil grupos. Mais de 1,4 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país participaram da grande final da competição.

Ao todo, foram 352 equipes finalistas que fizeram uma prova dissertativa na manhã de sábado. O anúncio dos medalhistas aconteceu neste domingo em uma cerimônia de premiação com a presença de autoridades, familiares e historiadores de relevância nacional. Foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze.

A Bahia foi o terceiro estado com mais equipes convocadas para a final, sendo 33. O Ceará teve o maior número de equipes finalistas, 107, e em segundo lugar estava Pernambuco, com 48 equipes. São Paulo somou 19 equipes classificadas, seguido do Rio Grande do Norte, com 16 equipes, e Minas Gerais com 14 equipes.

As equipes que participaram da ONHB foram formadas por um professor de história e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio de escolas públicas e particulares. Foram seis etapas online realizadas entre maio e junho. Cada fase durou uma semana e teve questões de múltipla escolha e realização de tarefas.

O formato da prova oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos. O conteúdo apresentado nas questões abordou, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.

A competição faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a vagas em cursos de graduação da Unicamp, sem passar pelo vestibular.
Tags
l