Pesquisar algo relacionado

Jerônimo autoriza convênio com Obras Sociais Irmã Dulce



Foto: Gabriela Araújo/bahia.ba



O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou o convênio com as Obras Sociais Irmã Dulce nesta terça-feira (26). A obra será para ampliação e instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santo Antônio.

Segundo o governador, o foco das suas ações na saúde é na regulação e ele guarda esse tema como sua responsabilidade. “[Os pacientes] eram para estar na UPA, na UBS, no posto de saúde, no hospital municipal, para depois se tomar a decisão se deveria ser encaminhado para um hospital de alta complexidade ou não”, afirmou Jerônimo.

Para ele, muitas pessoas que chegam até o atendimento de alta complexidade não deveriam estar ali, mas acabam indo até o hospital especializado por falta de atenção básica nos municípios.

“Cada centavo que a gente deposita na saúde é para melhorar o atendimento, a assistência, mas eu tenho muito foco no tema da regulação. Se a gente não fizer uma parceria com os municípios, não conseguimos a resolutividade que a saúde precisa ter”, disse.

O governador afirmou que ainda nesta terça terá uma reunião na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para discutir a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para as pessoas com deficiência.

Segundo ele, a gestão estadual vai aperfeiçoar a atuação do Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (CEPRED), em parceria com o Governo Federal e o Ministério da Tecnologia. “Nós temos a possibilidade de fazer um ambiente de pesquisa e desenvolvimento no estado da Bahia”, concluiu.

Nesta mesma manhã, Jerônimo visita o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, para acompanhar as obras em andamento. Em seguida, ele entrega a segunda etapa das obras no Hospital Estadual Mont Serrat de Cuidados Paliativos, na Cidade Baixa, que integra as comemorações dos 100 anos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A unidade pública foi inaugurada em janeiro deste ano e é a primeira do país dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes em fase avançada de doença, oferecendo atenção aos familiares. Desde sua abertura, realizou mais de mil internações e tem 63 leitos clínicos e 7 pediátricos.
Tags
l