Pesquisar algo relacionado

Kleber Rosa denuncia "exploração" e "condições desumanas" de trabalho no Carnaval de Salvador




Foto: Reprodução/Instagram


O ex-candidato a prefeito de Salvador Kleber Rosa (PSOL)


Ex-candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) criticou, na noite de sábado (14), as condições de trabalho no Carnaval da capital baiana, chamando a festa de "um espaço de produção de riqueza para pequenos grupos que exploram camarotes e blocos". Segundo ele, essa exploração ocorre sob condições desumanas para os trabalhadores, especialmente os ambulantes.

"O Carnaval hoje é um espaço de produção de riqueza para pequenos grupos que exploram os camarotes, que exploram alguns blocos. Isso sob a condição desumana de trabalho do nosso povo", afirmou o psolista durante a concentração do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu.

Rosa lembrou a denúncia feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) em 2025, quando mais de 300 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão, e afirmou que, este ano, a situação não é diferente.

"O que a gente vê é uma escala exaustiva de trabalho da nossa população, sobretudo os ambulantes, submetidos a prestar serviço para uma empresa, sendo obrigados a vender os produtos dessa empresa, sem nenhum vínculo, sem nenhuma garantia, sem nenhuma condição digna de trabalho", criticou Rosa.

O ex-candidato do PSOL ainda afirmou que a Prefeitura de Salvador é responsável por um "apartheid social" na cidade. "Essa é a política de Bruno Reis, e nós vamos seguir denunciando todas as suas ações promovidas no Carnaval, que é o espelho do que a gestão representa do ponto de vista do apartheid social implementado nessa cidade".
Tags
l