
Foto: Divulgação/Receita Federal
A Polícia Civil da Bahia apreendeu mais de 50 ampolas de tirzepatida, substância utilizada na formulação do medicamento Mounjaro, indicado para tratamento de diabetes e amplamente procurado para perda de peso, durante uma ação realizada na BR-116, em Vitória da Conquista. A carga, que chamou a atenção pelo alto valor agregado, estava acompanhada de celulares e outros itens irregulares, ultrapassando R$ 500 mil em produtos ilegais.
De acordo com a corporação, todas as ampolas eram de fabricação estrangeira e entraram no país sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que configura descaminho e pode caracterizar também crime contra a saúde pública. A tirzepatida é classificada como um medicamento de uso controlado e exige rigorosa regulamentação para comercialização, principalmente por seu uso crescente em tratamentos de emagrecimento.
Além das substâncias, a polícia encontrou mais de 60 celulares, a maior parte iPhones, sem nota fiscal. Os equipamentos e medicamentos estavam armazenados em caixas dentro de um ônibus de turismo que havia partido de São Paulo. Os motoristas relataram que dois passageiros deixaram o material no compartimento de bagagens antes do embarque. Ambos foram ouvidos e liberados na sequência.
A polícia informou que o destino final da carga seria o município de Alagoinhas, no interior baiano. Todo o material apreendido será encaminhado à Receita Federal em Vitória da Conquista para os procedimentos cabíveis.
