Fotomontagem: Reprodução/Agência Câmara e Lula Marques/Agência BrasilO ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), teria demonstrado insatisfação com a gestão do atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), segundo relatos obtidos pelo Metrópoles. Em mensagens enviadas a um grupo de WhatsApp, Lira afirmou que a Câmara está desorganizada.
“Tem que reorganizar a Casa. Está uma esculhambação”, disse o ex-presidente.
Deputados próximos a Lira afirmam que a queixa foi motivada pela aprovação da suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL), resultado considerado uma derrota política para o grupo de Motta.
Lira também lembrou que o PSOL já ingressou com uma representação contra o atual presidente e reforçou que ele foi superado pela esquerda na articulação da votação.
Glauber Braga
A Câmara de Deputados decidiu, na quarta-feira (10), suspender Glauber Braga por seis meses. A decisão veio como forma de punição ao parlamentar, substituindo assim a cassação do mandato. Durante votação no plenário, foram 318 votos a favor, 141 contra e três abstenções.
O deputado carioca foi alvo de um inquérito de cassação, aberto em 2024, por quebra de decoro parlamentar após agredir um militante ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL).
O Conselho de Ética da Câmara de Deputados aprovou o pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar, mas os deputados decidiram aplicar uma punição mais branda contra Braga. A mudança de última hora foi vista como uma grande vitória para os paulistas e aliados do deputado, que articularam a não cassação do mandato.
