Foto: Andre Souza/bahia.baO secretário de Segurança da Bahia, Marcelo Werner. defendeu a criação de um código de ética para a polícia militar. Segundo ele, em declaração à imprensa nesta quarta-feira (26), o gestor afirmou que um regramento apresenta ao policial qual conduta deve tomar em determinadas situações.
“É uma instituição bicentenária. Grandes instituições são disciplinadas por códigos de ética e de conduta. O código foi desenvolvido por policiais militares e bombeiros para PMs e bombeiros militares. Então eles sabem o quão é importante ter esse regramento”, disse.
Para o secretário, o código não será apenas para os agentes de segurança e resgate, mas também para a população, que poderá fiscalizar a atitude desses agentes. “É mais um avanço sim, que mostra o profissionalismo e a busca pela atuação qualificada das nossas forças de segurança”, completou.
O projeto do novo Código de Ética e Disciplina dos Militares (Cedim) foi enviado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Possuindo 55 páginas onde são apresentadas normas processuais, sindicâncias, define transgressões e penalidades, além de estabelecer critérios para processos administrativos.
“Assim, o policial poderá observar a conduta que terá que ser tomada. A gente entende que o código é um avanço e transparência das forças de segurança”, completou.