Pesquisar algo relacionado

PDT de Félix Mendonça Júnior quer eleger seis deputados em 2026




Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Após reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), nesta terça-feira (28), para discutir o fortalecimento do partido visando às eleições de 2026, o presidente do PDT Bahia, Félix Mendonça Júnior, revelou em entrevista ao bahia.ba que a legenda trabalha para eleger três deputados federais e três estaduais.

“Com o apoio do ministro Rui e o alinhamento com o governo Jerônimo Rodrigues (PT), além do nosso esforço próprio, o PDT quer crescer nas urnas. Nosso objetivo é eleger três deputados federais e três estaduais em 2026. Achamos que é possível trabalhar com essas estimativas”, afirmou Félix.

Atualmente, o PDT conta na Câmara dos Deputados com Félix Mendonça e Leo Prates, sendo que Prates deve migrar para o Republicanos no início da janela partidária, por discordar da adesão do partido ao governo baiano. Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o único parlamentar do partido é Emerson Penalva, que também deve se filiar ao União Brasil pelo mesmo motivo.

Félix Mendonça afirmou ainda que mantém diálogo com o governador Jerônimo Rodrigues e com o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, sobre a organização das chapas proporcionais. O deputado não descartou a possibilidade de receber políticos com mandato nos níveis estadual e federal em seus planos, mas ressaltou: “Isso pode acontecer. Agora, quem entrar precisa ter identidade com o partido. Não queremos fazer barriga de aluguel”.


Entre os nomes cotados para puxar votos na chapa estadual do PDT estão Luciano Pinheiro, próximo de Félix e de Rui, e o ex-prefeito de Araci, Silva Neto.

“Quando o partido fechou institucionalmente o apoio ao PT na Bahia, um dos itens acordados foi justamente a ajuda do governo para que possamos crescer em 2026, tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal”, frisou Luciano Pinheiro ao bahia.ba.

Tags
l