
A cerimônia de canonização do jovem Carlo Acutis será realizada neste domingo (7), às 10h (horário local, 5h em Brasília), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O rito será presidido pelo papa Leão XIV, sendo a primeira canonização conduzida por ele desde o início de seu pontificado, em maio deste ano.
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, e ganhou notoriedade por unir fé e tecnologia. Devoto da Eucaristia, ele criou um site onde catalogava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, tornando-se referência entre os católicos mais jovens.
A canonização foi possível após o Vaticano reconhecer oficialmente um segundo milagre atribuído à intercessão de Carlo: a recuperação de uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022. O primeiro milagre, que levou à sua beatificação em 2020, envolveu a cura de um menino em Campo Grande (MS).
Apontado pelo papa Francisco como um exemplo de fé, simplicidade e dedicação, especialmente para a juventude, Carlo Acutis se torna o primeiro santo da geração millennial.