
A Rússia realizou um novo ataque contra cidades ucranianas na madrugada desta segunda-feira (18), deixando quatro pessoas mortas e, ao menos, outras 29 feridas. A nova investida ocorre horas antes do encontro entre o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para debater justamente o fim do conflito entre os dois países.
Segundo matéria do InfoMoney, os ataques aéreos foram direcionados às regiões de Sumi, Odessa e Kharkiv. Prédios residenciais foram atingidos. De acordo com autoridades ucranianas, entre os mortos estão uma criança e um adolescente de 15 anos.
“A Rússia continua matando civis deliberadamente”, denunciou Andriyi Yermak, chefe de gabinete da presidência da Ucrânia em publicação no Telegram junto à imagens de um prédio em chamas em Kharkiv.
Zelensky, que já está nos Estados Unidos para a reunião com Trump, fez críticas aos ataques russos que definiu como “cínicos”. “Esse foi um ataque russo demonstrativo e cínico. Eles estão cientes de que uma reunião está ocorrendo hoje em Washington que tratará do fim da guerra”, escreveu ele no X.
“Putin cometerá assassinatos demonstrativos para manter a pressão sobre a Ucrânia e a Europa, bem como para humilhar os esforços diplomáticos. É exatamente por isso que estamos buscando ajuda para pôr fim às mortes”, completou o presidente ucraniano.