
Um “tornado de fogo” assustou moradores em Portugal durante os incêndios florestais que atingem o país. O fenômeno foi visto por cidadãos de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, que flagraram a formação de um tornado de fogo nesta sexta-feira (15).
O fenômeno ocorre quando o calor extremo de um incêndio aquece o ar ao redor, provocando movimentos circulares que formam um vórtice. Esse redemoinho pode carregar não apenas fogo, mas também cinzas e detritos, aumentando os riscos para moradores e equipes de combate.
A onda de incêndios levou o governo português a prolongar até domingo a situação de alerta nacional, que estava vigente desde 2 de agosto, até o próximo dia 17.
A decisão foi anunciada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, que destacou a manutenção de todas as restrições de atividades de risco em áreas rurais.
Os incêndios florestais provocaram uma vítima fatal: Carlos Dâmaso, ex-prefeito da freguesia de Vila Franca do Deão, que não resistiu após ser atingido pelas chamas.
Devido ao ocorrido, houve mobilização de pesar de autoridades portuguesas, incluindo o presidente da República, o governo e diferentes partidos políticos.