
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) criada para investigar fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será instalada nesta semana.
Segundo o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), ele e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se comprometeram para que a CPMI seja instalada ainda esta semana.
“Ele [Hugo Motta] me pediu que possamos fazer a instalação da CPMI na próxima semana impreterivelmente”, afirmou Alcolumbre.
A primeira sessão, que ainda não teve data marcada, deve elencar como presidente o senador Omar Aziz (PSD-AM) e na relatoria o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
A criação da CPMI, liderada pela oposição no Congresso Nacional, foi em junho e estava pendente a nomeação dos membros e instalação. A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes.
O esquema de descontos ilegais na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas foi revelado em abril após operação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).
As entidades investigadas teriam cobrado de aposentados e pensionistas, entre 2019 e 2024, cerca de R$ 6,3 bilhões.