
Bahia e Atlético-MG voltam a campo neste sábado (12), às 21h, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca o retorno da competição após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Separados por apenas um ponto, os dois times protagonizam um confronto direto por posições na parte de cima da tabela.
O Esquadrão chega embalado após garantir vaga na semifinal da Copa do Nordeste com o triunfo por 2 a 1 sobre o Fortaleza, na última quarta-feira (9).
Vivendo excelente fase, a equipe comandada por Rogério Ceni venceu quatro dos últimos cinco jogos. Para o compromisso desta noite, tudo indica que o treinador do Bahia deve repetir a mesma escalação da partida anterior.
No Brasileirão, o Tricolor baiano ocupa a 5ª colocação e soma 21 pontos em 12 jogos — com seis triunfos, três empates e três derrotas.
O Galo, por sua vez, aparece logo atrás na tabela, na 7ª posição, com 30 pontos conquistados. A campanha inclui cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas, o que coloca o time mineiro na cola do Bahia e reforça o caráter direto da disputa para entrar no G-4.
Além de Dudu, que deve compor a dupla de ataque com Hulk em sua segunda oportunidade como titular, a novidade do Alvinegro é Gabriel Delfim. Substituto de Everson, suspenso, o jovem goleiro fará apenas o quinto jogo como profissional.
Equilíbrio no histórico recente
Apesar da vantagem histórica do Atlético no confronto geral — com 24 vitórias em 59 partidas, contra 16 triunfos do Bahia e 19 empates — o equilíbrio tem marcado os duelos mais recentes. Nos últimos cinco jogos entre os clubes, são duas vitórias para cada lado e um empate.
Como mandante, o Bahia leva a melhor no retrospecto. Em 30 encontros, o Tricolor venceu dez vezes, empatou 13 e sofreu apenas sete derrotas. O desempenho em casa reforça a expectativa de um confronto equilibrado e decisivo diante de sua torcida.
Onde assistir
A partida entre Bahia e Atlético-MG terá transmissão ao vivo do SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).
O pré-jogo começa às 20h, com apresentação de Rogério Corrêa e comentários de Henrique Fernandes e Danny Morais.
Arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro Davi De Oliveira Lacerda, do Espírito Santo, para apitar a partida.
Ele terá o auxílio dos assistentes Douglas Pagung (ES) e Pedro Amorim de Freitas (ES). No VAR, Caio Max Augusto Vieira (GO) ficará ligado em todos os detalhes.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Atlético-MG
Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: Sábado, 12 de julho de 2025
Horário: 21h00
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Douglas Pagung (ES) e Pedro Amorim de Freitas (ES)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Transmissão: SporTV e Premiere
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético-MG: Gabriel Delfim; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens e Gustavo Scarpa; Dudu e Hulk. Técnico: Cuca.