Foto: Reprodução/redes sociaisApós a confirmação que Renato Rebelo, um dos principais líderes do PCdoB nacional, faleceu neste domingo (15), políticos baianos lamentaram a morte do militante e ex-presidente da sigla. Com mais de seis décadas de militância política, Rabelo morreu aos 83 anos, após anos lutando contra um câncer, que evoluiu nos últimos anos.
Dentre os nomes que lamentaram a morte do militante, estão as deputadas Alice Portugal e Olívia Santana, ambas parlamentares ligadas ao partido comunista. Além disso, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) também manifestou pesar com a morte do líder.
“Quis os mistérios que Renato Rabelo partisse neste domingo de carnaval. Um dia em que o povo brasileiro está em festa, pulando, sorrindo e brincando livremente pelas ruas, apesar de todas as contradições sociais. Era assim que ele queria o povo brasileiro alegre. Renato dedicou sua vida à luta contra as desigualdades de classes sociais. Um dos incitas construtores do Partido Comunista do Brasil, o meu partido, o PCdoB”, escreveu Olívia nas redes sociais.
A deputada estadual e pré-candidata a deputada federal homenageou o líder político declarando seu agradecimento por toda a luta de Rabelo. Já a deputada federal Alice Portugal, em sua saudação à memória de Rabelo, lembrou a biografia marcada pela defesa da democracia e do socialismo.
Ela lembrou que Rabelo estudou medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que, ligado a movimentos estudantis, foi perseguido pela ditadura e precisou se exilar fora do país. “Renato atravessou diferentes momentos da vida política brasileira e internacional sempre com serenidade, firmeza e profunda capacidade de elaboração”, escreveu ela.
“Nós mulheres jamais esqueceremos o dirigente feminista e revolucionário que nos impulsionava a ocupar espaços de decisão e a enfrentar as batalhas com coragem. Sua partida deixa uma lacuna imensa. Perdemos um herói do povo brasileiro”, completou ela.
Quem também lamentou a morte de Renato Rabelo foi Jerônimo Rodrigues, que lembrou a trajetória do dirigente do PCdoB. “Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a vida pública e a luta política. Minha solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de caminhada”, escreveu em postagem no X.
