
The Olympic Games/Divulgação
Lucas Pinheiro Braathen conquistou neste sábado (14) a medalha de ouro no slalom gigante do esqui alpino em Bormio, na Itália. Este é o primeiro ouro olímpico da história do país e da América do Sul em Jogos Olímpicos de Inverno.
O recorde anterior do Brasil nos Jogos de Inverno era de Isabel Clark, que ficou na 9ª posição no snowboard cross em Turim 2006. O pódio do slalom gigante foi completado pelos suíços Marco Odermatt e Loic Meillard, que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
“Só queria compartilhar aqui. Provavelmente, todo mundo assistindo no Brasil, me acompanhando, torcendo para mim. Provavelmente, isso pode ser uma fonte de inspiração para crianças da próxima geração que nada é impossível. Não importa de onde você está, suas roupas, cor da sua pele, o que importa é o que existe aqui dentro. Eu esquiei com o meu coração, minha intuição aqui hoje, com a força brasileira, para trazer essa bandeira acima do corpo. Podemos. É do Brasil, é do Brasil”, disse ele após ganhar a prova.
Lucas Braathen ainda pode conquistar mais uma medalha nos Jogos. Ele retorna à pista na segunda-feira (16) para disputar o slalom masculino.
