Foto: Reprodução/Globo NewsO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, desembarcaram na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York, neste sábado (3). A chegada ocorre menos de 24 horas após uma operação militar de grande escala coordenada pelos Estados Unidos em Caracas, que resultou na captura do líder venezuelano.
Maduro foi visto deixando a aeronave algemado, vestindo um conjunto de moletom cinza e escoltado por mais de uma dezena de agentes federais. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ele será encaminhado a um tribunal federal em Manhattan na próxima semana para responder por acusações de narcoterrorismo, tráfico de drogas e posse de armas, processos que tramitam na justiça americana desde 2020.
O presidente Donald Trump, em coletiva de imprensa realizada em Mar-a-Lago, confirmou o sucesso da incursão e detalhou os próximos passos da política externa para o país sul-americano. Trump afirmou que os Estados Unidos assumirão um papel direto na gestão da Venezuela durante o período de instabilidade.
