Foto: Felipe Oliveira/EC BahiaO Bahia anunciou na manhã desta quinta-feira (1º), a venda do atacante Rafael Ratão, 30 anos, para o futebol chinês. O clube baiano negociou o atleta com Shanghai Shenhua, da primeira divisão da China, que deve assinar contrato válido por três anos.
“O Esporte Clube Bahia SAF comunica a transferência em definitivo do atacante Rafael Ratão para Shanghai Shenhua FC, da China”, diz um trecho do comunicado. “O Bahia agradece ao atleta e deseja sucesso na sequência da carreira” completou.
Os valores da transação não foram revelados, mas o Tricolor informou seguirá com 10% da mais-valia dos direitos econômicos do jogador em caso de uma transferência futura. Segundo o jornalista Elton Serra, da ESPN, as negociações giravam em 2 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 12,8 milhões na cotação atual.
Contratado em 2023, Ratão tinha vínculo com o Tricolor baiano até o final de 2026. O atacante atuou em 54 partidas pela equipe baiana, marcou 10 gols e deu quatro assistências. Na temporada de 2025, ele havia sido emprestado ao Cerezo Osaka, onde disputou 44 jogos, balançou as redes 23 vezes e deu quatro passes que terminaram em tentos dos companheiros, sendo o seu melhor desempenho na carreira.
Leia o comunicado na íntegra:
“O Esporte Clube Bahia SAF comunica a transferência em definitivo do atacante Rafael Ratão para Shanghai Shenhua FC, da China.
O clube seguirá com 10% da mais-valia dos direitos econômicos em caso de transferência futura.
Ratão chegou ao Bahia em 2023.
Ao todo, o atacante fez 54 partidas pelo Esquadrão, com 10 gols marcados e quatro assistências.
Em 2025, Ratão atuou, por empréstimo, no Cerezo Osaka, do Japão.
O Bahia agradece ao atleta e deseja sucesso na sequência da carreira.”
