Foto: Rafael Rodrigues / EC BahiaClassificado pela segunda temporada seguida para a fase preliminar da Conmebol Libertadores, o Bahia agora volta suas atenções para o cenário continental. Após encerrar o Campeonato Brasileiro na 7ª colocação e alcançar a melhor campanha de sua história na era dos pontos corridos, o Tricolor aguarda o desfecho de outras competições nacionais para conhecer, oficialmente, o caminho que terá pela frente em busca de uma vaga na fase de grupos.
Ao todo, 19 clubes disputam as fases eliminatórias da Pré-Libertadores, que distribuem apenas quatro vagas para a etapa principal do torneio. O Esquadrão já entra diretamente na segunda fase, assim como o Botafogo, outro brasileiro garantido neste estágio inicial.
Cenário pode mudar conforme a Copa do Brasil
Embora o Bahia esteja confirmado na segunda fase, o desenho dos confrontos ainda pode sofrer alterações. O Botafogo, atualmente o outro brasileiro na mesma fase do Tricolor, pode avançar diretamente à fase de grupos caso Fluminense ou Cruzeiro conquistem a Copa do Brasil.
Se isso acontecer, a vaga deixada pelo Botafogo na fase preliminar seria repassada ao São Paulo, que terminou o Brasileirão na 8ª colocação. Esse cenário impacta diretamente o chaveamento e os possíveis adversários do Bahia já na largada da competição.
Como funciona a Pré-Libertadores
A fase preliminar da Libertadores é dividida em três etapas eliminatórias, todas disputadas em jogos de ida e volta. A primeira fase reúne seis clubes, que se enfrentam em três confrontos diretos.
Os vencedores avançam para a etapa seguinte e passam a integrar o Pote 2 do sorteio, marcado para o dia 18 de fevereiro, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Na segunda fase, entram o Bahia, o Botafogo (ou São Paulo) e outros clubes já classificados previamente. As equipes são separadas em dois potes:
Pote 1: oito times mais bem ranqueados pela Conmebol;
Pote 2: seis clubes previamente garantidos, além dos três que avançarem da primeira fase.
Em todas as etapas, os clubes do Pote 1 decidem os confrontos em casa. Já a terceira fase define, de forma definitiva, os quatro times que avançam para a fase de grupos da competição continental.
Um detalhe importante é que, em caso de eliminação, o Bahia não herdará vaga na Sul-Americana, diferentemente do que ocorre com equipes eliminadas na fase de grupos da Libertadores.
Confira as datas da Pré-Libertadores
A Conmebol já divulgou o calendário base da competição:
1ª fase: a partir de 3 de fevereiro
2ª fase: jogos nos dias 18 e 25 de fevereiro
3ª fase: partidas marcadas para 4 e 11 de março
O Bahia entra em campo já na segunda fase, nos dias 18 e 25 de fevereiro, nos primeiros compromissos internacionais de 2026.
Clubes já confirmados na fase preliminar
1ª fase:
2 de Mayo (Paraguai)
Juventud (Uruguai)
Deportivo Táchira (Venezuela)
Alianza Lima (Peru)
Universidad Católica (Equador)
2ª fase:
Argentinos Juniors (Argentina)
Botafogo (Brasil)
Bahia (Brasil)
O’Higgins (Chile)
Guaraní (Paraguai)
Liverpool (Uruguai)
Carabobo (Venezuela)
Ainda restam vagas a serem preenchidas por clubes de: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, que entrarão conforme o ranking e a distribuição das vagas por país.
