Foto: Reprodução/X (@UN)O Exército de Israel matou Raed Saed, comandante sênior do Hamas, em um ataque direcionado a um carro na Cidade de Gaza, neste sábado (12), segundo a Reuters, com base em informações da mídia israelense e fontes de segurança.
Autoridades de saúde de Gaza informaram que o ataque deixou quatro mortos e ao menos 25 feridos, sem confirmar oficialmente se Saed está entre as vítimas. As Forças Armadas de Israel afirmaram apenas que atingiram um comandante sênior do Hamas, sem divulgar a identidade.
De acordo com autoridades israelenses, Saed era o alvo da operação e chefiava a área de fabricação de armas do Hamas, além de ser apontado como a segunda maior liderança do braço armado do grupo, atrás apenas de Izz eldeen Al-Hadad. Ele também já teria comandado o batalhão do Hamas na Cidade de Gaza, um dos maiores da organização.
Caso a morte seja confirmada, trata-se do assassinato de maior repercussão envolvendo uma liderança do Hamas desde o início do cessar-fogo, firmado em outubro.
A guerra em Gaza começou após o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1,2 mil mortos e 251 reféns. Desde então, a ofensiva israelense matou mais de 70,7 mil palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza. Apesar do cessar-fogo, confrontos e ataques continuam sendo registrados.
