
Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai se reunir na próxima segunda-feira (3) com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o prefeito Eduardo Paes (PSD) para discutir a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes na capital fluminense.
A primeira reunião está marcada para as 11h, com o governador. Durante o encontro, Castro deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre a ação policial. A operação, deflagrada em comunidades do Rio, tem sido alvo de críticas de entidades de direitos humanos pela alta letalidade.
Na sequência, Moraes se reunirá com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Couto de Castro, o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e representantes da Defensoria Pública estadual.
O encontro com o prefeito Eduardo Paes está previsto para as 18h. A pauta inclui o papel do município em políticas de segurança pública e ações de proteção a moradores das áreas mais afetadas.
Moraes é relator temporário da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas, ação em que o STF determinou medidas para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro. O ministro assumiu decisões urgentes relacionadas ao processo após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que era o relator original do caso.