Foto: DivulgaçãoA noite desta quarta-feira (13) promete ser de celebração para a música latina. A 26ª edição do Grammy Latino, em Las Vegas (EUA), reúne os maiores nomes da indústria e reacende o orgulho dos baianos que, ao longo das últimas décadas, marcaram presença entre os vencedores do prêmio mais importante da música em língua portuguesa e espanhola.
Da genialidade tropicalista de Caetano Veloso e Gilberto Gil à inovação percussiva de Carlinhos Brown e à nova geração representada por Brenno Casagrande e Xênia França, a Bahia se põe como berço de talentos que ultrapassam fronteiras e mantêm viva a essência criativa do Estado.
Carlinhos Brown
Foto: Héber Barros/DivulgaçãoCantor, compositor e produtor, Carlinhos Brown é um dos grandes embaixadores da música baiana no mundo. Fundador da Timbalada e integrante dos Tribalistas, o artista coleciona 12 indicações ao Grammy Latino e três vitórias, conquistadas graças à sua mistura única de ritmos afro-brasileiros, samba-reggae e pop. Além da genialidade musical, Brown é reconhecido pelo impacto cultural e social de sua obra.
Brenno Casagrande
Com apenas 30 anos, Brenno Casagrande desponta como uma das vozes mais promissoras da nova MPB. Filho do ex-vocalista do Olodum, Paulo Jorge, Brenno venceu o Grammy Latino de 2017 ao lado de Daniel, na categoria Melhor Álbum Sertanejo, e já foi indicado outras quatro vezes. Este ano, ele representou a MPB no reality “Estrela da Casa”, da TV Globo.
Xênia França
Símbolo da força feminina e afro-baiana na música, Xênia França consolidou sua carreira ao unir ancestralidade, espiritualidade e sofisticação sonora. Ex-integrante do grupo Aláfia, a artista venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com “Em Nome da Estrela”.
Caetano Veloso
Nascido em Santo Amaro, Caetano Veloso é sinônimo de reinvenção. Criador do movimento tropicalista, o cantor e compositor já foi indicado 33 vezes e venceu 12 Grammys Latinos. Sua obra, que combina poesia, política e experimentação estética, é referência mundial e símbolo da identidade cultural brasileira.
Gilberto Gil
Companheiro de geração e de revolução artística de Caetano, Gilberto Gil transformou a música brasileira com liberdade criativa e engajamento social. O artista soma 18 indicações e 6 vitórias na premiação.
Quando o assunto é Bahia e Grammy Latino, a lista de vencedores é extensa e brilhante. Nomes como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Jota.Pê também já subiram ao palco da premiação, levando o axé, a MPB e o pagode baiano para o mundo.