Cena do filme ‘Tropa de Elite’As buscas pelo filme Tropa de Elite, de José Padilha, registraram um aumento de 488% após a megaoperação policial realizada nas favelas da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.
Os dados, obtidos pelo Google Trends, mostram que o interesse pelo longa de 2007 cresceu significativamente a partir da última terça-feira (28), atingindo seu pico na madrugada desta quinta-feira (30).
Antes da operação, o interesse pelo filme estava em níveis baixos. No entanto, com a cobertura televisiva dos confrontos, especialmente na Rede Globo, a procura disparou. Regiões como Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas lideraram os acessos.
A operação, que resultou em mais de 120 mortes, reacendeu debates sobre segurança pública, uso da força policial e combate ao crime organizado, temas centrais do filme dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura.
Mais de 15 anos após a estreia, Tropa de Elite continua provocando reflexões sobre a atuação do Estado, a violência nas periferias e os limites entre o combate ao crime e abusos policiais. Padilha já declarou que o filme não glorifica a violência, mas denuncia um sistema corrompido, no qual policiais e criminosos estão inseridos em uma lógica de repressão e corrupção.