Foto: Divulgação/Polícia Civil da BahiaUm depósito localizado no bairro de Pernambués, em Salvador, foi autuado nesta quinta-feira (16) durante a quinta fase da Operação Bebidas Etílicas, coordenada pela Polícia Civil da Bahia em conjunto com o Procon-BA e outros órgãos de fiscalização. A ação teve como objetivo coibir a comercialização de produtos irregulares e garantir a segurança alimentar da população.
Durante a vistoria, a mesma que resultou na interdição do bar O Cravinho, no Pelourinho, as equipes encontraram garrafas de cachaça sem origem comprovada e produtos com validade vencida. Todo o material foi apreendido, e o proprietário do estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), onde vai responder por comercialização de mercadorias impróprias para consumo.
As amostras recolhidas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), que ficará responsável por analisar a composição das bebidas e verificar se há substâncias nocivas à saúde, como o metanol.
A Operação Bebidas Etílicas é uma iniciativa integrada entre a Polícia Civil, Procon-BA, DPT, Codecon e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo os órgãos envolvidos, a ação tem caráter preventivo e busca reforçar o combate à produção e venda de bebidas adulteradas, um problema que vem preocupando as autoridades sanitárias após o aumento dos casos de intoxicação no país.