Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos DeputadosO presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), apresentou o Projeto de Resolução 112/2025 para conceder a Medalha Thomé de Souza ao deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). A honraria é uma das mais altas do Legislativo soteropolitano e reconhece personalidades que contribuíram de forma relevante para a sociedade e para a capital baiana.
A iniciativa será avaliada pelos vereadores e, se aprovada, resultará em uma sessão solene para entrega da medalha ao parlamentar.
Trajetória política
Elmar iniciou a carreira política como vereador em Campo Formoso (BA), no norte do estado, em 1997. Foi reeleito para um segundo mandato, mas renunciou em 2002 para assumir vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, onde exerceu três mandatos consecutivos.
Em 2014, chegou à Câmara dos Deputados, sendo reeleito nas eleições de 2018 e 2022.
Alvo da Operação Overclean
O nome de Elmar Nascimento foi citado em investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Overclean, que apura supostas fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. Em julho, o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a identificação de possíveis conexões com o parlamentar.
Na ocasião, o ministro Nunes Marques negou pedidos da PF para realizar buscas e bloquear bens do deputado, além de indeferir medidas contra seu irmão, Elmo Nascimento (União), prefeito de Campo Formoso.
Em nota, a defesa de Elmar afirmou que os indícios contra ele “são tão frágeis que, após meses de investigações e vazamentos seletivos à imprensa, a PGR se manifestou contra qualquer diligência contra ele”. O deputado nega envolvimento no esquema.