Pesquisar algo relacionado

Relatório aponta que maioria das mortes em Gaza é de civis, segundo investigação



Foto: Unicef/Eyad El Baba



Um relatório interno das Forças Armadas de Israel revela que 83% dos mortos na Faixa de Gaza até maio deste ano eram civis. O levantamento, mantido em um banco de dados confidencial do serviço de inteligência militar israelense, foi revelado por uma investigação do The Guardian, da revista israelo-palestina +972 Magazine e do site israelense Local Call.

De acordo com os documentos, apenas 17% das vítimas foram identificadas como combatentes, todos ligados ao Hamas e à Jihad Islâmica. Ao todo, o serviço de inteligência listou 8.900 integrantes desses grupos entre os mortos, enquanto cerca de 42 mil civis foram registrados no mesmo período.

O número diverge do balanço do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, que contabilizava 53 mil mortos desde o início da guerra.

“Essa proporção de civis entre os mortos seria excepcionalmente alta, especialmente considerando que isso já acontece há tanto tempo”, afirmou ao The Guardian Therése Pettersson, pesquisadora do Programa de Dados de Conflitos de Uppsala, responsável por monitorar baixas civis em diferentes conflitos ao redor do mundo.

 

Tags
l