
A Polícia Civil da Bahia apreendeu mais de uma tonelada de cabos de alumínio de eletricidade e cerca de 100 kg de cabos de empresas de telefonia nesta quinta-feira (14), durante a 6ª fase da Operação Metallis, realizada nos bairros de Pirajá e Valéria, em Salvador.
A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) da Secretaria da Segurança Pública, resultou na condução de três pessoas para a unidade policial e na prisão em flagrante de um suspeito. Além dos cabos, os agentes encontraram 27 máquinas de mineração de criptomoedas, que estavam sendo alimentadas com energia furtada.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da Operação Metallis é combater furtos, roubos e a comercialização ilegal de cabos e equipamentos de empresas, além de desarticular cadeias criminosas ligadas ao desvio de serviços essenciais.
“O trabalho integrado e estratégico das forças estaduais busca proteger o patrimônio público e privado e garantir que serviços essenciais cheguem com qualidade à população”, afirmou o delegado Lukas Nascimento, titular da DRFR e integrante do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
O material apreendido foi levado para a sede da DRFR e passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).