Pesquisar algo relacionado

Jerônimo diz esperar sabedoria do Congresso após obstrução de parlamentares da oposição




Foto: Feijão Almeida/GOVBA



O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (6) que espera “inteligência e sabedoria” do Congresso Nacional para lidar com a ocupação dos plenários por parlamentares da oposição, que protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Ontem eu estive no TSE, na posse de dois ministros, e logo na sequência chegou a notícia de que à tarde eles estavam interditando, ocupando espaço no Congresso Federal. Eu tenho certeza que o respeito à democracia tem que ser o elemento número um. Soberania, respeito à democracia”, disse Jerônimo.

Parlamentares da oposição ocupam desde terça-feira (5) os plenários principais do Congresso em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a prisão de Bolsonaro. O grupo também pressiona pela aprovação de uma anistia ampla e irrestrita aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Na avaliação do chefe do Executivo baiano, manifestações são legítimas, mas não devem comprometer o funcionamento do Legislativo. “Espero que o Congresso tenha inteligência e sabedoria para que qualquer movimento reivindicatório, de quem quer que seja, que é um direito, não atrapalhe o andamento do Congresso”, afirmou.

“Teremos agora votações importantes, como é o caso, no caso do Estado e dos municípios, do apoio do governo federal aos precatórios. Existem leis importantes que não podem ser retardadas por conta de manifestação. Manifestações deverão acontecer sem nenhum problema, mas que não firam, primeiro, a integridade das pessoas e, depois, que não atrapalhem o andamento das votações”, completou.

Deputados e senadores da oposição organizaram uma escala de revezamento para pernoitar no plenário da Câmara, com turnos programados. A ocupação segue até pelo menos o fim da tarde desta quarta.
Tags
l