
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou nesta terça-feira (26) o envio de um projeto para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que cria novos comandos da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em diversos municípios do estado como Irecê, Alagoinhas, Jequié e Jacobina. O projeto integra um pacote com outras 4 disposições enviadas pela gestão estadual ao Legislativo.
Segundo Jerônimo, a criação destas novas unidades visa “além de marcar a presença mais forte [da Polícia] nesses locais e entornos, nós vamos desafogar, por exemplo, em Jequié, onde hoje a atenção mais forte vem de Conquista. Municípios ali abaixo como Itaúna, Ipiaú, ficam imprensados entre a necessidade de cuidar de Itabuna, Ilhéus, Conquista, ai os municípios ficam com a demanda necessitada”.
O governador também confirmou a criação de novas unidades em Salvador e na região metropolitana. “A intenção nossa agora é aguardar, foi enviado para a Assembleia, que estava conosco no ato e recebeu das minhas mãos os quatro projetos […] Estamos aguardando, a Assembleia discutir, apreciar e fazer a votação, a partir daí a gente poderá comentar sobre datas”, completou.
O gestor estadual ainda detalhou os outros três projetos. “O outro projeto é a criação de uma estrutura abaixo do delegado-geral para que possa garantir a folga dele para outras ações, e uma espécie de delegado adjunto que possa cuidar das ações mais operacionais. Ainda na cívil, a criação de uma estrutura do interior para garantir intervenções mais fortes no interior da Bahia, e ainda enviei a modificação do prazo das pessoas que estão na reserva. Eles hoje podem ficar quatro anos, e estamos ampliando ai para seis anos”, afirmou.
As declarações foram feitas pelo governador durante o evento de autorização de um convênio para duplicação de leitos de UTI nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador.