Pesquisar algo relacionado

Cidades sem SAC na Bahia passam a emitir nova carteira de identidade com kit multibiométrico

 

Foto: Crédito: Itep/Divulgação



Mais de 200 municípios baianos que não possuem postos fixos da Rede SAC vão passar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa faz parte do projeto CIN em Todo Lugar, lançado pelo governo estadual com o objetivo de ampliar o acesso à nova identidade em regiões do interior do estado.

As prefeituras dessas cidades receberão kits multibiométricos e equipes serão capacitadas para dar início à emissão do documento. A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) informou que 75 municípios já estão oferecendo o serviço e que outros 266 estão com previsão de receber os equipamentos em breve, mas ainda sem data definida para o início das emissões.






A primeira via da nova CIN é gratuita. Para obter o documento, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original. Diferentemente da antiga carteira de identidade, a nova CIN adota o número do CPF como identificação única nacional, seguindo padrão definido pelo Governo Federal.

Além da unificação dos dados, o novo documento permite a inclusão de informações complementares, como número do título de eleitor, carteira de trabalho, CNH e certificado militar. Também é possível registrar condições de saúde específicas, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências visuais, físicas ou intelectuais, além do tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.
Tags
l