Pesquisar algo relacionado

Após ataques, Cármen Lúcia elogia Moraes: ‘Seu papel na história será lembrado’

 

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

 

N

a abertura do segundo semestre forense, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou nesta sexta-feira (1º) a atuação do ministro Alexandre de Moraes nas eleições de 2022, classificando seu desempenho como histórico. Sem citar diretamente as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos, a ministra fez referência à “situação de extrema dificuldade” enfrentada por Moraes à frente da Justiça Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Seu papel na história será sempre lembrado, especialmente na atuação nas eleições de 2022, com os rigores da lei”, afirmou Cármen Lúcia, durante discurso de abertura da sessão do TSE, após o recesso de julho.

A ministra também reiterou o compromisso da Justiça Eleitoral com os princípios democráticos e com a legislação brasileira, ressaltando a importância da imparcialidade, ética e independência na preparação para o próximo ciclo eleitoral. “Essa Justiça Eleitoral segue trabalhando nos termos do direito vigente no Brasil, com tranquilidade, ética, imparcialidade e independência, agora de uma forma muito mais objetivada, focando as eleições de 2026”, declarou.

Cármen Lúcia ainda fez questão de ressaltar a soberania das leis nacionais. “Essa Justiça Eleitoral segue fazendo o seu dever: observar e aplicar a Constituição do Brasil, as leis da República Brasileira, como fizeram os magistrados que nos antecederam nestas cadeiras”, completou.

Tags
l