
O senador Otto Alencar (PSD) afirmou, em postagem no X nesta sexta-feira (25), que alguém lucrou bilhões com o anúncio da tarifa de 50% aplicada ao produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na postagem, o parlamentar baiano reforça que é necessário aprofundar a investigação sobre quem comprou dólares antes do tarifaço de Trump. Para ele, descobrir quem é a pessoa é imperiosa.
“O bem-informado, provavelmente banqueiro, lucrou bilhões ao agir antes do anúncio de 9/7. Parabéns ao ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a apuração de informação privilegiada”, publicou Otto.
AGU pediu para investigar Eduardo
Em documento enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF), foi solicitado que a Corte investigasse a movimentação de compra e venda de dólares horas antes do tarifaço de Donald Trump ao Brasil.
No pedido, o Advogado-geral, Jorge Messias, solicitou que a pauta seja incluída no inquérito contra o deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL).
Por causa da movimentação de dólar às vésperas do tarifaço, a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) foi acionada. A decisão do presidente dos EUA fez com que a moeda americana valorizasse no mesmo dia. Antes do anúncio oficial da taxação, houve uma compra de uma grande quantia de dólares apostando na queda do real.
Comprador teve lucro expressivo
A linha de investigação da AGU é que, após a notícia sobre o tarifaço, o comprador vendeu a mesma quantia. Nesse caso, ele obteve um lucro expressivo. A suspeita da AGU é que a valorização do dólar pode estar relacionada com o inquérito de Eduardo Bolsonaro por informação privilegiada.